3 Mulheres que foram fundamentais para a tecnologia

No mundo da tecnologia a porcentagem de homens na área é maior que mulheres no mesmo setor. Segundo dados 20% das vagas de emprego são ocupadas por mulheres nas áreas tecnológicas.
Mas, iremos citar pelo menos 3 mulheres que foram extremamente importantes na história da tecnologia.

Grace Hopper – Foi a primeira mulher a se formar na Universidade de Yale (EUA) com PhD em Matemática, a primeira almirante da marinha norte-americana, uma das pessoas criadoras da Linguagem Comum Orientada para negócios (COBOL – sigla em inglês).
Hopper inventou o termo “bug” para os problemas de software

Mary Kenneth Keller – Era freira, e se formou na Universidade de Washington (EUA). Considerada a primeira mulher a conseguir um doutorado em Ciências da Computação.
Keller tem quatro livros em seu nome, todos referência na área de computação e programação. Foi fundadora do departamento de Ciências da Computação na Universidade de Clarke (EUA) atuando até 1985.

Katherine Johnson – Concluiu aos 18 anos suas primeiras graduações, trabalhou na NACA, órgão que, futuramente, iria se tornar a NASA.
Katherine contribuiu com o cálculo de trajetória de voo para a missão do primeiro pouso na lua, feito pelo Apolo 11. No filme “Estrelas do tempo” é possível assistir um parte de sua história.

Conhecer um pouquinho da trajetória de mulheres incríveis na tecnologia é fundamental para se inspirar. Importante lembrar que principalmente na época de Grace Hopper, Sister Mary Keller e Katherine Johnson o ensino superior direcionado para mulheres era algo de difícil acesso, mas elas e muitas outras conseguiram entrar para a história e fazer a diferença. Que possamos ter esperança de muito avanço na área da tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *